Engenheiros participam de seminário sobre Formação de Preço em Obras Públicas

Segunda-feira, 16 de Abril de 2012
left

 

       Com o tema: ‘Preço Justo, Obras Concluídas, Sociedade Atendida', na última sexta, 13, no auditório da Corte de Contas, localizado em Aracaju, aconteceu o II Seminário de Formação de Preço em Obras Públicas do Estado. Participaram do evento, dirigentes de órgãos responsáveis por obras, gestores do Estado e municípios sergipanos.

 

       O seminário foi baseado na questão do sobrepreço nas obras, que segundo o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Benjamim Zymler, tem sido um dos principais problemas atualmente. "É importante discutir como formar os preços de um orçamento de obras públicas, qual o preço justo; nós temos bancos de dados preferenciais, vamos verificar a adequação deles. Para isso, precisamos ouvir também os empresários, as construtoras, empreiteiras, os órgãos que cuidam da confecção desses bancos de dados, para que eles possam representar fielmente a situação dos preços dos insumos utilizados nas construções", explica.

 

       “Com a discussão do tema, nós criamos uma visão mais apurada sobre a análise das propostas de obras públicas. A nossa atuação depende de muitos fatores, por isso, é importante que a obra respeite todas as técnicas e normas jurídicas existentes”, enfatiza o engenheiro fiscal da secretaria de obras de Itabaiana, Breno Lima. Para a engenheira fiscal, Dayse Silva, o evento contribuiu significativamente para esclarecimento sobre a questão de formação de preços. “Para nós que somos fiscais de obras públicas, quanto mais informações tivermos, melhor será a aplicação das instruções técnicas na elaboração dos orçamentos das obras”, esclarece.

 

       De acordo com o secretário de obras, Geraldo Santana, debates como esse, tem o propósito de enriquecer o conhecimento dos profissionais. “A formação de preços justos em obras públicas se torna importante na medida em que é nosso dever, garantir que os serviços contratados sejam eficientes para atender as necessidades da população”, ressalta.

 

Gisele Albuquerque

ASCOM/ Secretaria de Obras

 

Com informações: http://www.tce.se.gov.br/

http://www.itabaiana.se.gov.br/ler.asp?id=1192&titulo=Noticias







Palavra Chave:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::