Dersa lança sistema on-line para emissão de Atestados de Capacidade Técnica

Terça-feira, 17 de Novembro de 2015

Dersa lança sistema on-line para emissão de Atestados de Capacidade Técnica

Ferramenta pretende facilitar a obtenção do documento usado por empresas e profissionais para comprovar a realização de serviços de engenharia e arquitetura

Kelly Amorim, do Portal PINIweb

17/Novembro/2015]

 
Divulgação: Governo de São Paulo

A Desenvolvimento Rodoviário S/A (Dersa) lançou na última segunda-feira (16) o Atestado Seguro, sistema para a emissão eletrônica de Atestados de Capacidade Técnica (ACT). A ferramenta on-line tem por objetivo facilitar a obtenção do documento utilizado por empresas e profissionais de arquitetura e engenharia para comprovar a realização prévia de serviços específicos.

O ACT, que pode ser solicitado após a conclusão de um ou vários serviços técnicos, descreve detalhadamente todas as atividades desenvolvidas pelo prestador ao longo do contrato. Nos processos licitatórios de obras e serviços de engenharia e arquitetura, os órgãos públicos exigem que os competidores comprovem o domínio das expertises técnicas relevantes por meio da apresentação de ACTs.

Para ser considerado válido, cada ACT precisa estar previamente acervado nos conselhos regionais que regulamentam e fiscalizam o exercício das atividades de engenharia ou arquitetura.

Com o novo sistema, a Dersa deixa de emitir atestados em papel e os substitui por arquivos eletrônicos no formato PDF, digitalmente assinados e conteúdo aberto. O novo formato elimina a necessidade de reconhecimentos de firma e cópias autenticadas, além de ser imune a falsificações de conteúdo.

Além da segurança, a solução eliminará deslocamentos e a circulação física de documentos, promovendo mais comodidade aos requisitantes e reduzindo o tempo de emissão dos atestados.

As solicitações poderão ser feitas diretamente pelos interessados na Via Digital, a nova plataforma de serviços eletrônicos da Dersa.  O sistema realizará automaticamente a emissão do boleto para pagamento da taxa de serviço, do upload e da checagem das Anotações de Responsabilidade Técnica (ARTs) no banco de dados do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de São Paulo (CREA-SP).

 

Fonte: http://infraestruturaurbana.pini.com.br//solucoes-tecnicas/noticias/dersa-lanca-sistema-on-line-para-emissao-de-atestados-de-capacidade-366030-1.aspx







Palavra Chave:

ÚLTIMAS NOTÍCIAS:

:::: NOSSOS PARCEIROS ::::